Doações

Vamos preencher com vida nossas florestas! 

As doações podem ser feitas pelo Paypal abaixo:

Informações: contato@refauna.org.br

VOluntariado

Realizamos atividades pré e pós soltura dos animais, bem como outras atividades rotineiras de campo. 

Na fase pré soltura, capturamos os animais se eles estiverem em vida livre, e acompanhamos o seu transporte e exames veterinários. Acompanhando a sua saúde e dieta na quarentena e na aclimatação nos cercados.

Na fase pós-soltura. fazemos o monitoramento dos indivíduos liberados para avaliar seus hábitos após a soltura, bem como as interações que estão ocorrendo.  

As principais atividades de campo incluem: 

1) A busca pelos indivíduos através de rádio-telemetria

2) Instalação de armadilhas fotográficas

3) Realização de coleta de dados de campo para pesquisas relacionadas às reintroduções. 

Também precisamos organizar e analisar os dados obtidos em campo, como, por exemplo, a triagem de fotos tiradas pelas armadilhas fotográficas.

No entanto, o requerimento de voluntários pode ser muito variável e é por isso que temos dois programas de voluntariado diferentes.

Programa de voluntariado pontual

Consiste em nos acompanhar nas atividades de campo e ocorrem no Parque Nacional de Tijuca (RJ). Nesta caso trate de um voluntariado de um dia só, no qual você poderá nos acompanhar na busca dos indivíduos reintroduzidos através do método de rádio-telemetria e na coleta de dados de campo para pesquisa.

Horário: 8h – 17h

Ponto de encontro: Praça Afonso Viseu, Alto Boa Vista (entrada ao setor floresta).

Normalmente, ofereceríamos comida, água e café, mas devido à pandemia do Covid-19, não estamos oferecendo e é obrigatório trazer lanche almoço, água e outros alimentos.

Nós do Refauna queremos garantir a saúde de todos e por isso é OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA durante todas as atividades de campo. Estamos com atividades bem limitadas, e respeitando o máximo possível o isolamento. Fazemos o trabalho em duplas, e é necessário manter o distanciamento de 1,5 m para o outro membro da equipe sempre que possível. Prezamos pela saúde de todos. Por isso, no momento pedimos que os participantes das atividades de campo informem se testaram positivo para COVID-19, se estiver se sentindo mal, tiver tido contato com alguém que testou positivo ou se tiver viajado de avião nos últimos 14 dias.

Também é possível participar das atividades de divulgação e sensibilização, que serão anunciadas nas nossa redes sociais. Uma ajuda sempre será bem-vinda!  (Estas atividades encontram-se suspensas devido às restrições impostas pelo COVID-19)

Programa de voluntariado de longa duração

Em construção…

Como eu posso participar?

Para participar do grupo de voluntários do Refauna, basta preencher o formulário (https://forms.gle/iPbNxbKWCcbTYFH49) com alguns dados importantes para nós sabermos um pouco mais sobre você. Depois é só aguardar o nosso contato.

Outras informações importantes: 

  • Vale lembrar que o trabalho de campo tem riscos como qualquer atividade no meio natural, além de muitas vezes exigir esforço físico
  • Para a sua segurança é imprescindível que esteja com as suas vacinas em dia, principalmente Febre Amarela, tétano, sarampo, Febre Tifóide (para estrangeiros).
  • Para os trabalhos de campo: esteja sempre com roupas e calçados confortáveis e apropriados para trilhas. E não esqueça de água, protetor solar e repelente!
  • Depois de assumir o compromisso conosco, contaremos com a sua disposição e proatividade para ajudar no que precisarmos. Só desmarque em último caso e com antecedência!

Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato pelo endereço: voluntariado@refauna.com.br

Agradecemos imensamente o seu interesse! Esperamos que tenha uma ótima e inesquecível experiência trabalhando conosco!